Sua marca e seus produtos estão protegidos na internet?

Sua marca e seus produtos estão protegidos na internet?

0 Comentários

Em decisão do mês passado da Justiça canadense que repercutiu no mundo todo, algo que já vem sendo discutido entre os especialistas em marcas e patentes e internet ganhou um novo capítulo e mais atenção daqueles que ainda não haviam se apercebido da força desses dois institutos (propriedade intelectual e internet).

O litígio inicial era entre as empresas Equustek Solutions e Datalink Technologies Gateways. A primeira acusou a segunda de renomear e reetiquetar um de seus produtos e vendê-lo como se fosse seu pela internet. E venceu a disputa. Entretanto, a Datalink continuou vendendo por meio de e-commerce para o mundo todo, mesmo tendo sumido fisicamente do Canadá. Assim, a Equustek buscou dar pragmatismo à decisão. Desta forma, em outro processo, a Suprema Corte daquele país determinou que o Google retirasse de seu mecanismo de busca todos os resultados que se referissem ao objeto da primeira demanda. Aqui a decisão: https://goo.gl/7BDb9m. Foi uma ordem de desindexação ou não-indexação. E o estardalhaço foi justamente por conta da abrangência da decisão.

Polêmicas à parte, e a matéria em si é extremamente importante e interessante, as questões importantes são: a marca e os produtos de sua empresa estão protegidos nesse novo mundo da internet? Sua empresa tem controle absoluto em relação à contrafação de suas marcas? Sua empresa sabe como agir em situações como esta?

Indiscutivelmente o nome, a marca, a imagem e os produtos de uma empresa são seus maiores e mais caros patrimônios. Todo o zelo em relação aos mesmos é necessário. A internet traz diariamente desafios aos empresários e empreendedores quanto à propriedade intelectual. Prejuízos de ordem material e moral podem ser avassaladores. Torna-se imperioso, consequentemente, que o tema seja tratado com a importância que merece através de profissionais preparados, com um escopo multidisciplinar. O futuro não se avizinha. Ele já chegou.

Imagem: stockvault.net

0

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *